sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

O Grande "Descansa em Paz" do Universo

Se o Big Bang realmente aconteceu, o futuro do Universo - especialmente o seu fim - pode ser contado em muitas histórias, e entre elas está o Big Rip. Esta hipótese cosmológica foi proposta em 2003, afirma que tudo desde galáxias até aos átomos e mesmo as partículas sub-atómicas serão desfeitas pela expansão do Universo.

A teoria baseia-se no tipo e na quantidade de energia e matéria negra no Universo. A questão está entre a razão da pressão da energia negra e a sua densidade energética, variável fundamental para se perceber o comportamento futuro do Universo. Se a matéria negra entrar no estado de Energia Fantasma, tal causaria o crescimento acelerado e descontrolado do Universo.
Um crescimento tão rápido leva a que as forças da física percam o seu poder de interacção. Independentemente de se tratar da Gravidade, Electromagnetismo ou Força Nuclear (Forte ou Fraca). Assim tudo será separado e desfeito em partículas sub-atómicas.

Numa fase inicial as galáxias irão afastar-se-iam umas das outras, curiosamente é o que está a acontecer neste momento. 60 milhões de anos antes do fim, a gravidade seria tão fraca que as galáxias se iriam desfazer. Três meses antes do fim, os sistemas planetários perderiam as reacções gravíticas entre os seus corpos. Nos últimos momentos, estrelas, planetas, luas e afins serão despedaçados.

Depois desse momento o Universo não passaria de um sitio cheio de partículas miseravelmente pequenas, sem forças nem energia. Calcula-se que se isto acontecer seja dentro de 50 mil milhões de anos.

fonte: blog - "Perspectivas Abertas"

Sem comentários: